terça-feira, 12 de setembro de 2017

Sutra do Lótus - Cap. 2 Hoben (Meios) Niji Sesson


O segundo capítulo do Sutra do Lótus se inicia quando Sakyamini se levanta serenamente de sua meditação e começa a expor o Sutra do Lótus. Ao contrário do que vinha acontecendo até então, onde o Buda expunha de acordo com a capacidade das pessoas em entender os ensinos, aqui o Sutra do Lótus é exposto por desejo do Buda.

Nitiren Daishonin ao expor o ensino do Nam Myoho Rengue Kyo espontaneamente o faz também por desejo de que todas as pessoas atinjam a iluminação. 

As práticas: Individual (Gongyo e daimoku) e Autruista (ajudar as pessoas a alcançar a felicidade). São também manifestações do espírito do Buda para que todos atinjam a iluminação.


A primeira frase do Capitulo é: Niji Sesson (Nesse momento).  
Com relação a essa frase o Presidente Toda diz:

“Nesse momento refere-se ao conceito de tempo empregado no budismo. 

Difere do sentido que costumamos usar para indicar as hora, as estações do ano ou para especificar uma época. Nem é compatível à típica introdução dos contos infantis: “Era uma vez...”. 

O tempo, no sentido aqui expresso, refere-se ao momento em que um Buda, percebendo a ansiedade das pessoas em ouvi-lo, aparece a fim de expor o seu ensino.”



Quatro condições são necessárias para que um Buda exponha a Lei:




Vamos nos concentrar por enquanto na questão do tempo. 
Um Buda compreende o tempo profundamente e aguarda o momento propício, cria o momento e expõe a Lei de acordo com o tempo. Essa é a sabedoria e benevolência do Buda.

Sakyamuni em sua época transmitia seus ensinos oralmente.

Nichiren escrevia cartas para seus discípulos e muitas vezes tinham que andar muitos quilômetros para ter acesso a essas cartas.

Hoje dispomos de muitas alternativas muito mais rápidas de comunicação, como por exemplo, a internet onde a informação pode ser transmitida numa velocidade nunca antes vista.

"Esse momento" é o momento de avançarmos para a concretização do Kossen Rufu.



"Esse momento" está ligado diretamente com o agora. 
Segundo a Lei, somos o resultados de nossas palavras, pensamentos e ações. O que fazemos nesse momento muda todo o nosso futuro.



Referências:
•PRELEÇÃO DOS CAPÍTULOS HOBEN E JURYO - Daisaku Ikeda, SP: Brasil Seikyo, 2001.
•A sabedoria do Sutra de Lótus v.I Daisaku Ikeda, SP: Brasil Seikyo.   
•Revista Terceira Civilização e Jornal Brasil Seikyo.             

quinta-feira, 7 de setembro de 2017